Blog

De olho em seus cosméticos

De olho em seus cosméticos

Talvez você já tenha ouvido falar sobre parabeno, talvez nem saiba o que é e como é perigoso para nossa saúde. Muitos cosméticos contém essa substância de que tantos falam e de que muitos nem conhecem. Eu também não tinha noção do que era parabeno e quando descobri fiquei apavorada. Fiquei quase louca, controlando todos os meus cosméticos. O pior de tudo, é que existem cosméticos que as informações são tão pequenas que a gente nem consegue ler; isso nada mais é do que um estratégia para camuflar essas substâncias nocivas à nossa saúde.
 
A indústria de cosmético está consciente de que os consumidores gradativamente têm se preocupado com sua saúde e bem-estar e é por isso que muitos fabricantes estão mudando ou tentando de alguma forma esconder essas informação, de modo que o consumidor não consegue ler.
 
Um conselho. Quando você não conseguir ler os ingredientes contidos em um produto não o compre. Acho um falta de respeito ao consumidor; há casas de cosméticos que vendem produtos “naturais” onde não há nenhuma informação dos ingredientes. E aí? Devemos confiar? Eu não confio. Eu até já comprei, mas depois que descobri… Gente, eu fiquei tão desapontada; tantos cosméticos e nenhum presta. Inacreditável. Mas vou deixar de lamentos e contar para vocês o que eu aprendi sobre parabenos.
 
O que são parabenos
 
Parabenos são compostos químicos utilizados pelas indústrias de cosméticos e até de algumas indústrias alimentícias como conservante. Então se é apenas um conservante qual é o problema? Você deve está perguntando.
 
Não é apenas por ser um conservante que o parabeno se tornou um vilão dos cosméticos. Os parabenos (há vários tipos) são conservantes baratos e bem eficazes que tem o poder de manter a integridade de um produto, aumentando assim a sua durabilidade  e, devido a isso é muito utilizado na indústria de cosméticos, em algumas indústrias alimentícias e de remédios líquidos.
 
Os parabenos podem ser encontrados em xampus, cremes de barbear, creme dental, hidratantes, géis, lubrificantes, fotoprotetores, sabonetes, desodorantes, maquiagens, alimentos, principalmente os gordurosos como, como molhos prontos, cremes e pudins etc.
 
Qual é a influência dos parabenos em nossa saúde?
 
Essa substância é absorvida pela nossa pele através do uso de xampus, cremes, etc, e é entendido pelo nosso corpo como um hormônio, o estrogênio. Este hormônio está relacionado ao desenvolvimento do câncer de mama e perturbação endócrina. Especialista acreditam que a absorção de parabenos através da pele pode provocar distúrbio hormonal nos seres humanos.
 
O aumento do nível de estrogênio em nosso corpo pode também desencadear sensibilidade mamária, dores de cabeça, retenção de líquido, inchaço, náuseas e até vômitos. Problemas como endometriose, miomas uterinos, menstruação irregular, problemas reprodutivos também são causados por excesso de estrogênio.
 
Um experimento realizado com ratos, confirmou essa suspeita. Nos ratos machos, o parabeno reduziu os níveis de testosterona, diminuindo a quantidade de espermas saudáveis e nas fêmeas houve aumento no volume do útero.
 
Outro estudo realizado com mais de 2.500 pessoas comprovou que o parabeno pode ser encontrado em todas as pessoas. A concentração da substância em questão foi encontrada em maior quantidade em mulheres e eles acreditam que isso se deve ao uso em maior quantidade de cosméticos pelas mulheres do que  pelos homens.
 
Outro fato constatado é que se o parabeno foi encontrado em células cancerosas, significa que parte dele não foi processada pelo corpo, ou seja, acumulamos parabeno em nosso corpo com o uso contínuo desses cosméticos, alimentos e produtos farmacêuticos. veja esse vídeo.
 
Como identificar os parabenos em seus cosméticos
 
Há várias subdivisões dos parabenos, portanto ele possui diversos nomes. Fiquem atentos aos seguintes nomes na hora de escolher seus produtos.
 
ácido 4-hidroxibenzoico
 
ácido p-hidroxibenzoico
 
ácido parahidroxibenzoico
 
methylparaben ou Metilparabeno
 
ethylparaben ou Ethylparabeno
 
propylparaben ou Propilparabeno
 
butylparaben ou Butilparabeno
 
isobutylparaben ou Isobutylparabeno
 
isopropylparaben ou isopropilo
 
benzylparaben ou benzylparabeno
 
E216
 
E218
 
E214
 
Ainda há uma outra fonte natural de parabeno, porém tão maléfica quanto as formas sintéticas que é usada pelo nome de Honeysuckle japonês.
 
Meu parecer
 
Apesar de, com certeza já estarmos contaminados com essa substância, não devemos desanimar, não devemos nos conformar. Pense no amanhã, nas novas gerações. Devemos limpar o que está poluído e se temos a oportunidade de fazer algo, que façamos.
 
A partir de agora, quando você pensar em comprar qualquer produto manuseado pela indústria, avalie bem a relação custo benefício e verifique cada composto da sua fórmula. Crie o hábito de ler os rótulos dos produtos; se não conseguir ler não compre, mas faça a partir de agora compras inteligentes e conscientes, prefira produtos de fabricantes que têm respeito ao ser humano e a natureza, que não põe em risco nossa saúde e bem-estar. Para seu bem e de uma geração que virá a partir de você dê preferências aos cosméticos e produtos livres de ou seja, parabenos free.
 
Há várias alternativas no mercado hoje, apesar de ainda não serem convencionais, no entanto é importante não se deixar enganar com produtos que se dizem serem naturais, leia os rótulos para certificar-se do que está comprando.
 
Para quem não tem paciência em conferir, uma outra alternativa seria fazer seus próprios cosméticos. Nesse caso você estará seguro do que irá utilizar e muitas vezes é mais fácil do que se imagina. Para tal pode-se se achar livros de medicina alternativa e cosméticos naturais que podemos fazer com ingredientes que já temos em casa em nossa dispensa e geladeira. Sugiro o livro Saúde total de Douglas Moreira e Herbe Lopes e do ambientalista Michael de Jong nesses livros há várias receitas de medicamentos e cosméticos fáceis de fazer em casa. Vale a pena conferir.
 
Marcas que oferecem produtos sem parabeno:
 
Weleda
 
Shampoos Helcla
 
Surya Brasil – Linha Amazônia preciosa
 
Melvita
 
Douce Nature
 
Multivegetal
 
Pur hair organic
 
Ecover
 
Ikove
 
Eubiona
 
Est
 
BioExtratus – Linha Botica
 
Sante
 
Arte dos Aromas
 
Laboratoire Gravier
 
Éh orgânico
 
Logona
 
Lavera
 
Cocooning
 
Não se engane, o fato de um cosmético custar caro não significa que seja menos agressivo à nossa saúde, fique de olho. A melhor luta contra o câncer e outras doenças é a prevenção. Então comece agora.
 
 
 
 
 
Se estas informações te ajudou, indique para outras pessoas.

Fonte: http://debemconsigo.com.br/parabeno/

Comentários